[Pequenas Decisões Erradas] Comprando um ar split e gastando mais dinheiro que o necessário

 Pois é, meus amigos...


Foto meramente ilustrativa


Semana muito agitada e acabei esquecendo de postar regularmente.

Nesse último mês meu ar condicionado de janela guerreiro teve problemas e eu precisei comprar um ar novo, já que não valia a pena pagar o preço do conserto.

Fui direto comprar a mesma marca de ar condicionado, já que esse era um Electrolux que durou mais de 12 anos, então eu acabo confiando na durabilidade. 

Eu já sabia que ar de janela estava fora de moda, mas levei uma surpresa ao descobrir que hoje só existem 1 ou 2 marcas que produzem o produto, então comecei a pensar na compra de um modelo Split.

Como um Split de 9.000 BTU estava saindo pelo mesmo de uma ar de janela de 7500 BTU, fui falsamente seduzido por vídeos da internet dizendo que não havia diferença grande entre os aparelhos e comprei 1 novo ar condicionado modelo Split por R$ 1000 + R$ 500 da instalação.


Agora, vou explicar pra vocês por que essa foi uma péssima decisão financeira:


1. O Ar Split consome muito mais energia ao contrário do que dizem os vídeos do Youtube

Fiz uma centena de contas e assisti vários vídeos no YT dizendo que não iria haver diferença no consumo de eletricidade. Puro engano. O ar Split faz o relógio contador de energia girar que nem louco quando você liga ele rs. Dá até uma dor no coração...


2. É impossível exercer o direito de arrependimento quando você compra um ar Split.

O problema fundamental do ar Split é que não dá pra devolver ele depois de instalado, afinal você já usou o equipamento e mecheu nas peças para conseguir fazer a instalação. Mostrando mais uma vez como o ar de janela é mais simples, eu poderia simplesmente colocar de volta na caixa, devolver e dizer pro site que o ar é ruim, mas isso não rola no Split.

Uma vez que você instalou, se ferrou...


3. A manutenção é bem mais cara.

No meu ar de janela, o fator contra era a questão do peso. Pesava 25kg, mas eu mesmo podia tirar ele da parede, desparafusar a carcaça e limpar com a lavadora de alta pressão. Agora, no ar Split eu vou ter que pagar toda vez que fizer uma limpeza completa porque o técnico precisa tirar o aparelho e repor o gás depois da lavagem. A manutenção de um ar Split está custando entre R$ 250 e R$ 320 aqui no Rio. Enquanto isso, eu podia lavar meu próprio ar de janela 2x/ ano sem nenhum custo adicional.


Enfim, camaradas. Fica aí o relato. Nem sempre a mudança de padrões tecnológicos e design nos traz benefícios. O modelo antigo de ar condicionado era bem mais simples e barato. Infelizmente, as marcas estão abandonando ele não sei por qual motivo...

Comentários